Representando o Judô na etapa de 12-14 anos
A Cerimônia foi conduzida pelo ex-jogador de vôlei Antônio Carlos Gouveia, o Carlão, ouro nos Jogos Olímpicos Barcelona 1992. Estiveram presentes o gerente-geral dos Jogos Escolares da Juventude, Edgar Hubner; o ministro do Esporte, Aldo Rebelo; a governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini; o secretário Luiz Eduardo Pereira; entre outras autoridades.
Além de vídeos, o público assistiu à apresentação da Escola de Dança do Teatro Alberto Maranhão (Edtam) com o espetáculo “Gonzagando”. Numa mistura de danças popular e contemporânea, a arte do povo nordestino se fez presente com uma homenagem ao centenário de nascimento do músico Luiz Gonzaga, o Rei do Baião (1912 – 2012). Depois de o som da zabumba, do triângulo e da sanfona embalar os espectadores, teve início o desfile das delegações.
Acompanhados do Grupo de Escoteiros Nossa Senhora de Fátima, onze atletas de cada uma das 28 delegações desfilaram para a alegria do público, que vibrou bastante com a entrada das delegações anfitriãs. Na sequência, os 220 voluntários que contribuem para o sucesso do evento deste ano foram homenageados na entrada das bandeiras do Brasil, do Rio Grande do Norte, de Natal, do Comitê Olímpico Brasileiro e dos Jogos Escolares da Juventude.
Com os alunos atletas em quadra, as autoridades fizeram os discursos oficiais, destacando que estes devem ser os jogos da alegria. Quem primeiro falou foi o secretário Municipal de Esporte e Lazer de Natal, Luiz Eduardo Pereira. “Natal é uma cidade que respira esporte, fica muito alegre e de braços abertos para receber todos. Muito nos honra receber atletas de todo o Brasil Que vocês possam levar Natal no coração”, disse o secretário. Na sequência, o gerente-geral dos Jogos Escolares da Juventude, Edgar Hubner, saudou todos os presentes. “Sejam bem-vindos, sejam felizes e sucesso na competição.”
Em seguida, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, deu um recado para os jovens atletas: “Que esses jogos não sejam apenas um aprendizado para o esporte, mas um aprendizado para a vida de todos vocês”. Por último, a governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini, pediu aplausos para a maior autoridade presente no ginásio: a juventude. “Que vocês se sintam em casa. Vamos unir os nossos sentimentos, nossas ideias e nossa força”, falou a governadora.
Após os discursos, o atleta de luta olímpica Hygor Hakenne, do Colégio Êxito, de Natal (RN), e o árbitro de judô Carlos Alberto de Castro Barreto fizeram os juramentos do atleta e do árbitro respectivamente. Também participaram da Cerimônia os Embaixadores dos Jogos Escolares da Juventude Natal 2013, atletas olímpicos e pan-americanos brasileiros que estão na capital potiguar para dar apoio aos alunos-atletas. Após o revezamento da Tocha, coube à embaixadora Mayra Aguiar acender a pira dos Jogos Escolares da Juventude Natal 2013.
Início das competições – Na manhã da sexta-feira, dia 6, terão início os torneios de nove modalidades: atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa e xadrez. As coletivas – basquete, futsal, handebol e vôlei – começarão na terça-feira, dia 10. O público poderá acompanhar, gratuitamente, todas as competições.
Os Jogos Escolares da Juventude Natal 2013 são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro, correalizados por Ministério do Esporte e Organizações Globo, com patrocínio da Coca-Cola e apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Prefeitura Municipal de Natal.
Nenhum comentário