As atividades começaram às 17h, com exposições artísticas locais. A primeira atração foi o taikô – apresentação musical com tambores japoneses – do projeto União para a Vitória. Em seguida, a Fundação Cultura Artística de Londrina (Funcart) apresentou um espetáculo de ballet. A equipe de ginástica rítmica da Unopar também foi o centro das atenções no Moringão. O encerramento ficou a cargo da Orquestra de Metais de Londrina.
Estiveram presentes à cerimônia, além do Prefeito, o Gerente Geral de Juventude e Infraestrutura do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e Diretor Geral dos Jogos Escolares da Juventude, Edgar Hubner; o vice-presidente da Coca-Cola Brasil para os Jogos Olímpicos Rio 2016, Flávio Camelier, o secretário de Esporte e Turismo do Paraná, Diego Gurgacz, além de autoridades locais e de atletas olímpicos e pan-americanos, Embaixadores dos Jogos Escolares.
"A cidade de Londrina recebe todos os atletas, técnicos, pais, voluntários, organizadores e visitantes com um carinho enorme. Para nós é uma grande honra recebermos os Jogos Escolares da Juventude. Muito obrigado ao COB pela confiança, e por terem acreditado em Londrina", disse o prefeito Alexandre Kireeff.
"Gostaria de agradecer aos pais e professores pelo incentivo dado a esses jovens atletas. Não tenho dúvidas de que o esporte é o melhor investimento que o jovem pode receber. Desejo muita sorte para todos os participantes, e tenho certeza que daqui sairão muitos novos talentos para o futuro do esporte brasileiro", afirmou o secretário Diego Gurgacz.
A solenidade começou com o desfile das delegações, e o hino nacional foi executado pela orquestra regida pelo maestro Edson Soares de Souza. O juramento do atleta foi comandado por Pedro Henrique Gardemann, atleta da seleção paranaense de basquete nos anos de 2013 e 2014. O juramento do árbitro foi feito por Flávio Marques, árbitro de futsal, que ingressou no quadro de árbitros da Federação Paranaense de Futsal em 1999.
A parte mais emocionante da noite foi o acendimento da Pira Olímpica, ritual tradicional dos Jogos Olímpicos. A tocha passou pelas mãos de Guilherme Kumasaka (badminton), Angélica Kvieczynski (ginástica rítmica), Carlos Honorato (judô), Fabíola Molina (natação), Antoine Jaoude (luta), Luciano Pagliarini (ciclismo) Hugo Hoyama (tênis de mesa) e Vanderlei Cordeiro de Lima (atletismo), até chegar a Natalia Falavigna (taekwondo), que acendeu a pira.
Entre os dias 5 e 13 de setembro, em Londrina, serão disputadas competições de atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, xadrez, basquete, futsal, handebol e vôlei. “Em nome do Comitê Olímpico do Brasil, o nosso muito obrigado a todos os participantes dos Jogos. Sucesso nessa competição”, desejou o Diretor Geral dos Jogos Escolares da Juventude, Edgar Hubner.
Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil, correalizados pelo Ministério do Esporte e Organizações Globo, com apoio da Prefeitura de Londrina e patrocínio máster da Coca-Cola
Nenhum comentário